Sábado, 30 de Maio de 2009
Conclusões após apresentação

Peniche surge como modelo de optimismo, projecto e síntese. Cidade de terra e mar, de sonhos, apresenta-se agora como futurista projectando-se um novo sentido e uma nova política.

 

De mãos dadas, Peniche e o ambiente, o ambiente para o futuro, permitirão trazer novos mundos ao mundo ao devolver tranquilidade e harmonia que o homem e a sua visão primária há muito lhe retiraram.

 

Finalizado o projecto “Ambiente para o futuro”, realizado pelo EcoGrupo da Escola Secundária de Peniche, chegou a hora de concluir e sintetizar todo o trabalho desenvolvido. A apresentação final decorreu ontem no auditório da escola já referida e contou com a presença de cerca de 50 pessoas. O EcoGrupo lançou-me o desafio de comentar a apresentação final uma vez que considerou que a veracidade desta conclusão seria indiscutível se fosse um dos espectadores, exterior á equipa de investigação, a dar o seu parecer.

 

Nessa condição, enquanto aluno do Instituto Superior de Economia e Gestão, com uma visão direccionada para a gestão da actividade económica e para os problemas de sustentabilidade que a relação entre a economia e o ambiente representam, enquanto cidadão de Peniche, atento aos desenvolvimentos desta nobre cidade, enquanto antigo aluno da escola secundária de Peniche e enquanto espectador da apresentação final do projecto quero frisar o sucesso indiscutível do trabalho desenvolvido

 

Os novos projectos, a discussão dos grandes investimentos públicos, a identificação dos problemas da organização ambiental, as entrevistas à população, os esclarecimentos da câmara municipal, a intervenção dos alunos e a participação das fábricas, foi, sem dúvida, contributivo para o esclarecimento, clareza e síntese que o projecto oferece a quem o consultar. Posso afirmar que se trata de um ponto de situação da actualidade da cidade de Peniche fazendo-se um balanço final da actuação do actual mandato do presidente da câmara uma vez que, como é do conhecimento de todos os cidadãos, as eleições municipais aproximam-se!

 

Aproveito para felicitar todos os elementos do EcoGrupo dada a sua boa preparação oral para apresentação do seu projecto. Mostraram estar a altura do grande trabalho que realizaram provando, assim, que é possível aos jovens de Peniche despertar a cidade para a reflexão, conjugando as responsabilidades e os actos imorais, reagindo como uma função matemática em que as externalidades positivas anulam as negativas.

 

Resta-nos, então, acreditar que a nossa indústria e os nossos poderes políticos se fundam em princípios eticamente sustentáveis. Será assim tão difícil a responsabilidade pública unir-se à privada, ou teremos de continuar de costas voltadas, em mundos diferentes dentro do mesmo mundo?

 

Agradou-me a presença do senhor vice-presidente da câmara municipal de Peniche e a sua intervenção na conclusão da exposição do projecto. É importante os políticos da nossa cidade unirem-se aos estudantes, partilhando e incentivando, serão eles o futuro de Peniche.

 

Para concluir deixo um apelo a todos os Penichenses. Cumpram com as vossas obrigações enquanto cidadãos. Se cada um fizer a sua parte chegaremos a novos rumos.

 

Rúben Jesus

 
 


publicado por ambienteap12ch1 às 14:24
link do post | Comenta! | favorito
|

Toda a informação aqui publicada não está autorizada a ser retirada e posteriormente utilizada noutros contextos.
mais sobre mim
O que procuras?
 
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


Novidades!

Dia Mundial do Ambiente

AP- Balanço Final e Despe...

Conclusões após apresenta...

Apresentação Final

Requalificação do Fosso d...

25 de Abril, Uma Revoluçã...

Publicidade ao nosso blog...

3º Período

Boa Páscoa!!!

Galp Share...

Requalificação do Fosso d...

Fotos da Fábrica Narciso ...

Entrevista ao senhor João...

Entrevista ao Vice-presid...

Central Nuclear em Ferrel

Dar Voz à Cidade...

Dinâmica da ETAR e das Em...

Uma nova etapa

Orçamento da Câmara Munic...

Feliz Natal

Arquivos

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

tags

todas as tags

links